O clipping é o monitoramento, análise e arquivamento de notícias e menções feitas na mídia sobre uma determinada empresa. Normalmente é contratado junto ao serviço de assessoria de imprensa e é realizado de forma personalizada.
É um serviço que engloba desde menções da marca em TVs e rádios, passando por jornais e revistas impressas e eletrônicas, sites, blogs e até mesmo redes sociais e plataformas como o YouTube.
O clipping é importante porque ajuda as empresas a descobrirem o que os jornalistas e formadores de opinião estão falando sobre a marca, auxilia a detectar focos de crise, controla a reputação na mídia, identifica momentos de silêncio quando a marca precisa ser lembrada e mensura os resultados dos esforços de comunicação.
Na Outras Palavras, o clipping é feito baseado em diversas técnicas para obter a maior quantidade possível de menções ao nome da empresa, marca ou produto nas mídias. Utilizamos buscas por palavras-chave e trechos dos releases divulgados, monitoramos sites e redes sociais, além de estarmos antenados às divulgações offline em jornais e revistas impressos, TVs e rádios.