Sorocaba recebe pela primeira vez o Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi)

30/10/2019

Evento gratuito acontecerá no Sesc e contará com atividades relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus

Nos dias 30 e 31 de outubro, Sorocaba receberá pela primeira vez o Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi), evento gratuito realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e pela ACAM Portinari Organização Social de Cultura. Conferências, painéis e oficinas relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus fazem parte da programação do Encontro, que ocorrerá no Sesc.

“Depois de dez anos ininterruptos de sucesso na Capital, decidimos ampliar o alcance do Encontro Paulista de Museus, tornando o evento itinerante e, assim, capaz de atender a todas as regiões paulistas. Isso fortalece a articulação do SISEM-SP com os museus e facilita o acesso das pequenas e médias instituições às políticas públicas e ferramentas de qualificação, como o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP)”, observa o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

Conferências, painéis e oficinas relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus fazem parte da programação do evento.

A agenda de debates e troca de experiências tem início com a conferência “Desafios da gestão de museus”, proferida pela coordenadora do Memorial da Resistência do Estado de São Paulo e membro da diretoria do Conselho Internacional de Museus no Brasil (ICOM), Marília Bonas.

Em seguida, serão apresentados dois painéis. O primeiro, “Infraestrutura e segurança”, terá mediação de Carlos Alberto Pereira Júnior (Representante Regional do SISEM-SP para o Vale do Ribeira) e participação de Raquel Fayad (Fundação Marcos Amaro e o processo de ocupação de imóvel histórico); Cláudia Bassetto (Fórum das Artes de Botucatu e o processo de instalação de duas unidades museológicas no imóvel) e Milena Cattini (implantação de espaço da reserva técnica no Museu Municipal Victor Sadowski de Cananeia).

O painel “Gestão e governança”, com mediação de José Rafael Barbi (Representante Regional do SISEM-SP para Sorocaba) contará com os participantes Lucas Gonzaga, coordenador técnico do Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso” em suas mudanças administrativas); Ana Paula Sbrissa (gestão interdisciplinar do Museu da Energia de Itu) e Berenice Pereira Balsalobre (reestruturação da expografia do Museu de Mineralogia Aitiara a partir de editais ProAC).

Oficinas

O segundo e último dia do EPMi Sudoeste é dedicado a três oficinas gratuitas, todas das 9h30 às 17h. Cada uma delas oferece 30 vagas e a inscrição no EPMi Oeste não garante automaticamente a vaga nas oficinas, que tiveram inscrições distintas. Vagas extras serão disponibilizadas como lista de espera. Caso haja desistências ou vagas remanescentes, os participantes em lista de espera poderão preenchê-las durante o credenciamento do segundo dia de atividades, desde que estejam inscritos no evento principal e tenham formalizado o credenciamento no dia anterior.

Veja quais serão as oficinas:

“Rotinas de manutenção em museus”, com Denis de Blasis (Fundação Energia e Saneamento), busca apresentar a importância da manutenção preventiva e permanente das edificações onde funcionam os museus, compreendendo os diferentes tipos de ações que são realizadas e o planejamento necessário para que ocorram de forma correta e segura.

A oficina CEM-SP: gestão de segurança de acervo, com Bárbara Rodrigues Paulote e Ana Carolina Xavier Ávila, ambas da equipe ACAM Portinari, apresentará o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) e seus parâmetros, tendo como ênfase os itens que dizem respeito, diretamente, à segurança dos acervos.

O consultor André Fonseca comandará a atividade “O design de experiência como estratégia de aproximação dos públicos”, criada a partir de um cenário em que a era digital vem alterando significativamente os modos de desenvolvimento de uma ação cultural e os comportamentos e hábitos dos públicos, cada vez menos espectadores e mais cocriadores. Dentro desse cenário, a questão da “experiência” torna-se fundamental para se pensar a comunicação e as relações com o público.

EPMi

O EPMi percorre, ao longo do ano, seis macrorregiões paulistas para debater assuntos relacionados a infraestrutura, segurança, gestão e governança de museus – todos temas fundamentais para os museus interessados em se qualificarem por meio do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).

Encontro Paulista de Museus itinerante Sudoeste (EPMi Sudoeste)

Quando: 30 e 31 de outubro

Onde: SESC Sorocaba