Solinftec anuncia primeira fazenda robotizada no Brasil

03/05/2024

Resultados do Solix AG Robotics em lavouras de grãos e cana no Brasil atraem produtores e impulsionam a tecnologia no campo

Após apresentar os primeiros resultados do Solix AG Robotics em lavouras de grãos e cana-de-açúcar, a Solinftec, líder global em soluções de inteligência artificial e práticas
agrícolas sustentáveis, anuncia a primeira fazenda robotizada no Brasil. Localizada no estado de Goiás, em uma área de 13.000 ha, a fazenda será totalmente tripulada, contando com 10 robôs Solix na fase inicial em suas lavouras. As operações terão início no mês de setembro de forma totalmente autônoma, gerando indicadores, produtividade e redução de custos.
Para Emerson Crepaldi, COO South América da Solinftec, o Solix está evoluindo rapidamente em solo brasileiro. “Hoje, temos 40 Solix trabalhando em grãos e 10 em cana. Até o final do ano teremos mais 40 robôs em operação no Brasil e outros 40 nos Estados Unidos”, salienta.

A decisão do Grupo Baumgart em investir no Solix coincide com as evoluções mecânicas e tecnológicas que visam o ganho em escala do robô, que entregou reduções de mais de 90% do uso de herbicidas em fase de pós-emergência e operações de dessecação e pré-plantio em culturas de grãos. “Tivemos ainda resultados médios de incremento de 10 sacas, quando comparado com pulverização convencional, e redução de 85% de químicos”, completa Bruno Pavão, CRO da Solinftec. Já na cana-de-açúcar, o robô conseguiu reduzir em 45% o volume de herbicida em aplicações na pós-emergência.

Linhas de Crédito
As linhas de crédito disponíveis para a aquisição do Solix AG Robotics, como os recursos do Plano Safra, BNDES Finame, ou financiamento com bancos parceiros, como o Banco do Brasil, também foram destacadas.

Sobre a Solinftec
A Solinftec é uma empresa brasileira, líder global em inteligência artificial e robótica para o agronegócio. Fundada na cidade de Araçatuba (SP), em 2007, por engenheiros de automação cubanos, a empresa conta com mais de 800 colaboradores globalmente, 330 somente na área de P&D, além de unidades nos Estados Unidos, Colômbia, Canadá e China. Entre as soluções tecnológicas disponibilizadas pela empresa estão a plataforma de inteligência artificial ALICE AI e o Solix Ag Robotics, robô voltado para a produção de alimentos em larga escala no agronegócio.

MAIO/2024