Central de monitoramento permite acompanhar de forma minuciosa, em tempo real, sistemas de água do município
A Sanor acaba de inaugurar o Centro de Controle Operacional (CCO) que garante a ampliação do monitoramento de todo o sistema de distribuição de água, bem como de esgoto da cidade. Com investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões, o CCO traz benefícios imediatos à população, uma vez que permite à empresa agir de forma rápida e eficiente na solução de problemas.
Instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA), o Centro recebe e transmite informações como vazão, pressão, reservação e distribuição de água de toda a cidade, o que possibilita a tomada de decisão de forma mais ágil. Os dados são processados por softwares especializados que ficam visíveis em diversas telas para o time técnico da concessionária.
Um dos equipamentos implantados pela Sanor, que fornecem esses dados, são os macromedidores (aparelhos que medem a vazão) na ETA, na captação de água bruta, nos poços e em todos os reservatórios da cidade. Todos estão vinculados ao CCO por telemetria, tecnologia que permite a medição e comunicação dessas informações.
“Agora que dispomos das informações em tempo real, qualquer alteração nas redes de distribuição e nas unidades que compõem todo o sistema de abastecimento será percebida imediatamente, possibilitando uma intervenção mais ágil para solucionar o problema detectado. Tudo isso para minimizar eventuais transtornos à população”, afirma Roberto de Carvalho Correa, gerente geral da Sanor.
Redução de perdas
A implantação do CCO integra o Programa de Controle de Perdas de Água da concessionária, ação fundamental para melhoria da eficiência operacional e que promove ainda outros impactos positivos no âmbito da sustentabilidade ambiental ao reduzir o uso de recurso hídrico, de produtos químicos e de energia elétrica.
Sobre a SANOR
A SANOR é uma empresa de Orlândia (SP), com expertise no setor de saneamento básico que, após vencer o leilão, em 2022, tornou-se responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município. O ciclo integral da água, desde a captação, tratamento e distribuição, gestão comercial até a coleta, tratamento e disposição final dos esgotos está sob a responsabilidade da companhia, que atende 38.319 moradores.
A sustentabilidade é um tema transversal em todas as áreas da empresa, por isso, trabalha ativamente para equilibrar os aspectos sociais, ambientais e econômicos do negócio.
MAIO/2024