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Rede Tonin finaliza processo de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados

20/12/2021

O setor de atacado e varejo é um dos principais responsáveis pelas vendas e geração de emprego na economia brasileira e lida com dados pessoais de centenas de milhares de clientes e colaboradores. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), foi preciso uma adequação das empresas no que se refere à gestão dessas informações.

Para se adequar, a Rede Tonin, uma das maiores do ramo de atacarejo do interior de São Paulo e Sudoeste de Minas Gerais, montou um Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais, formado por um membro de cada área da empresa com o intuito de focar nos dados pessoais e sensíveis que cada área atua, tratando, desta forma, com maior clareza os dados de clientes, fornecedores e colaboradores.

Foram realizadas diversas reuniões individuais com cada área, orientando e capacitando a todos sobre a importância da rede estar em conformidade com a LGPD. De acordo com André Vasconcelos Ramos, Analista de Segurança da Informação do Tonin, nesses encontros com a equipe os dados foram classificados e as adequações necessárias foram realizadas. Também foi alinhado com todos os parceiros para que eles sigam as normas, e oficializado em aditivos contratuais. “Foi um esforço em conjunto com toda a equipe, um trabalho bastante complexo que obteve bastante êxito, terminamos a implantação do compliance sem nenhuma pendência”, comenta André.

Ele ressalta ainda que a rede Tonin faz investimentos constantes na área da segurança da informação, “tudo para garantir sempre as tecnologias atualizadas de defesa cibernética que protegem os dados dos titulares. Levamos a sério a privacidade de nossos clientes, fornecedores e colaboradores”, afirma.

Toda a adequação foi acompanhada de perto por uma empresa de consultoria no ramo da privacidade de dados. Nesta semana, aconteceu a reunião para o fechamento do processo de implantação. A partir de agora, o trabalho terá continuidade por meio de treinamentos e novas reuniões de alinhamento ao longo do próximo ano para que as atualizações sejam constantes, com o intuito de dar continuidade ao que já foi feito e manter todos os colaboradores conscientizados sobre a importância da proteção de dados.

André destaca ainda que qualquer titular de dados da empresa tem contato direto com o DPO (Data Protection Officer) para solicitar mais informações ou exclusões de dados. “Para isso, basta que acessem o Canal de Proteção de Dados que se encontra em nosso site, estamos abertos para ouvir os clientes, fornecedores ou colaboradores sobre o assunto”, finaliza.

LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) estabelece diretrizes importantes e obrigatórias para a coleta, processamento e armazenamento de dados pessoais. Ela foi inspirada na GDPR (General Data Protection Regulation), que entrou em vigência em 2018, na União Europeia, trazendo grandes impactos para empresas e consumidores.

No Brasil, a LGPD (Lei nº 13.709, de 14/8/2018) entrou em vigor em 18 de setembro de 2020, representando um passo importante para o Brasil. Com isso, o país passou a fazer parte de um grupo de países que contam com uma legislação específica para a proteção de dados doe seus cidadãos. Diante dos atuais casos de uso indevido, comercialização e vazamento de dados, as novas regras garantem a privacidade dos brasileiros, além de evitar entraves comerciais com outros países.

Sobre a Rede Tonin

Fundada em 1962 pelo empresário Luiz Tonin, em São Sebastião do Paraíso (MG), a Rede Tonin é uma empresa familiar que já está na terceira geração de diretores e tem forte atuação no interior de Minas Gerais e São Paulo.

Atualmente, a empresa opera 18 lojas nos formatos supermercado e cash & carry (conhecido como “atacarejo”, fusão das palavras atacado e varejo) e emprega aproximadamente 2.200 colaboradores. Seu processo de expansão prevê a construção de novas lojas em Araraquara, Pirassununga, Porto Ferreira, Jaboticabal, Bebedouro, São Sebastião do Paraíso e mais um Centro de Distribuição (CD) em Jardinópolis para atender lojas do Estado de São Paulo. Nos próximos anos, a meta é chegar a 40 lojas.

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