Projeto social de Ribeirão Preto abre vagas para curso de capacitação que direciona ao mercado de trabalho e oportunidades de estudo

06/03/2024

Projete abre 245 vagas para estudantes do ensino médio de escolas públicas se capacitarem em soft skills e terem a oportunidade do primeiro emprego. Inscrições vão até 14 de abril.

O Projete – projeto social de Ribeirão Preto – abre inscrições para as turmas de 2024. Com 10 anos de existência e mais de 1.200 jovens formados, o curso capacita jovens do ensino médio de escolas públicas nas competências socioemocionais, conhecidas como soft skills, requeridas cada vez mais no mercado de trabalho e acadêmico. Com 245 vagas disponíveis, sendo 210 em Ribeirão Preto e região e 35 em São Paulo (capital), os estudantes terão mentorias durante 24 sábados no período da manhã, trabalhando além das competências como educação financeira, gestão organizacional, comunicação e habilidades de relacionamento, assuntos relacionados à economia, gestão de negócios e mais.

O curso é 100% gratuito e fornece vale-transporte, alimentação e apostilas sem nenhum custo, com realização de formatura gratuita no final do período de aprendizado. As inscrições vão até 14 de abril.

Para participar, os interessados devem realizar a inscrição pelo link do projeto preenchendo um questionário socioeconômico e elaborando uma redação de 20 a 40 linhas. Após filtragem, os selecionados passam por uma banca avaliadora sendo entrevistados pela equipe do Projete.

Além de capacitação em competências socioemocionais requeridas no mercado de trabalho como pensamento crítico, resolução de problemas, pensamento positivo, resiliência, persistência e outras, o curso é grande condutor para a oportunidade do primeiro emprego, por manter uma parceria com empresas privadas que são mantenedoras do projeto.

Com início em 2023, o projeto segue com a implementação do curso como parte do pilar ESG das empresas, atendendo jovens filhos de colaboradores dos setores terceirizados e da comunidade Paraisópolis com um polo no Centro de Ensino e Pesquisa (CEP) do Hospital Israelita Albert Einstein.

“Tivemos muitas conquistas e estreias em 2023 para o Projete. Iniciamos nossa primeira turma em São Paulo, lançamos o Projetecast, nosso podcast voltado à temática do mercado de trabalho, e comemoramos dez anos de trabalho intenso, que vem do sonho de capacitar jovens para trazer um novo olhar sobre o futuro. No Projete, eles descobrem que suas situações socioeconômicas não limitam onde podem chegar. Com nosso apoio, esses estudantes se tornam preparados para construir uma sociedade melhor e garantir sua colocação profissional”, conclui o Presidente da Associação, Jonas Ricobello.

O Projete

Fundado em 2013 por iniciativa de empresas privadas de Ribeirão Preto, o curso capacita jovens do ensino médio de escolas públicas nas competências socioemocionais, conhecidas como soft skills, requeridas cada vez mais no mercado de trabalho e acadêmico. Os integrantes recebem mentorias aos sábados no período da manhã, trabalhando além das competências socioemocionais temas como educação financeira, gestão organizacional, comunicação e habilidades de relacionamento, assuntos relacionados à economia, gestão de negócios e mais.

Abertura do programa em 2023 em Ribeirão Preto: https://www.youtube.com/watch?v=ehNDLtJVSQo&t=3s

Abertura do programa em 2023 em São Paulo: https://www.youtube.com/watch?v=7x65IoJ-3Po

Eventos de tecnologia do programa: https://www.youtube.com/watch?v=rkvr5EMNS0o&t=20s

Projetecast: https://www.youtube.com/watch?v=S55ycBpMW6w&t=4s