Mantenedoras do Projete, empresas privadas tiveram espaço para apresentar o ambiente corporativo aos jovens e tirar dúvidas sobre empregabilidade e carreira profissional.
No último sábado (18/05), os integrantes do projeto social Projete participaram do evento Projete Empresas e conheceram 8 das 33 empresas parceiras do curso, que apresentaram seu ambiente corporativo e esclareceram dúvidas sobre mercado de trabalho. O encontro aconteceu para as turmas de Ribeirão Preto e recebeu mais de 200 jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas no espaço A Fábrica.
As empresas Ourofino Agrociência, Ourofino Saúde Animal, Digitalnet Brasil, PwC Brasil, Hawk Digital Marketing, Honda Lago San, Supera Parque e Resolv tiveram 20 minutos para resumir sua história e mostrar um pouco das oportunidades e ramos do mercado de trabalho disponíveis para os jovens presentes. Com a relação de parceria, muitos ex-integrantes do Projete prestaram depoimentos de como conseguiram o primeiro emprego através do evento.
“O jovem encontra um espaço onde ele pode aprender sobre as mais renomadas empresas da cidade e conhecer diversas profissões a seguir. Nossos parceiros mantem as portas abertas durante todo o ano e, devido a capacitação que recebem no curso, muitos são recrutados para o primeiro emprego através dessa iniciativa”, comenta o coordenador da Associação Projete, Marcos Desideri.
Para a (cargo) da PwC Brasil, Laura Cunha, o evento é uma oportunidade de ensinar, mas de aprender com os jovens e conhecer dúvidas e anseios da nova geração, assim como trazer orientações para que conquistem melhor posição no mercado de trabalho.
“Eu brinco que viemos para inspirar, mas sempre saímos inspirados. Eu quis trazer uma inspiração sobre a área da contabilidade, pois é uma profissão que poucos sabem que podem trabalhar com ela em grandes empresas como a PwC. As pessoas têm um pré-conceito por ser voltada para exatas, mas é uma área muito abrangente. Eu adorei receber as perguntas e agregar ao conhecimento deles”, comenta.
A inspiração foi transmitida para jovens como Murilo Jhow Tocchini, estudante do ensino médio que busca aprimorar suas habilidades para ingressar no mercado de trabalho com boas oportunidades para aprendizado e crescimento profissional.
“Eu vi as empresas com um outro olhar, pude ver que não estou tão distante delas e que elas vão me auxiliar bastante na carreira pessoal e profissional, construindo a minha personalidade. Eu sou muito curioso e tenho tendência a área de exatas, mas com esse evento me senti aberto para novas experiências para diversas outras áreas e perspectivas. A desenvoltura deles nas apresentações faz com que a gente se imagine na empresa, e ver colegas da escola que fizeram o Projete hoje empregados prestando depoimentos da sua oportunidade me inspiraram a acreditar no meu potencial”, conclui.
O Projete
Fundado em 2013 por iniciativa de empresas privadas de Ribeirão Preto, o curso capacita jovens do ensino médio de escolas públicas nas competências socioemocionais, conhecidas como soft skills, com mentorias aos sábados no período da manhã, trabalhando temas como educação financeira, gestão organizacional, comunicação e habilidades de relacionamento, gestão de projetos e mais. Com mais de 1.200 jovens formados, cerca de 91% deles trabalha e/ou estuda, e 73% dão continuidade aos estudos.
O curso é 100% gratuito e fornece vale-transporte, alimentação e apostilas sem nenhum custo, com realização de formatura gratuita no final do período de aprendizado.
Site: https://projeteofuturo.com.br
MAIO/2024