Projete apresenta alinhamento de 2024 para empresas parceiras

22/04/2024

Encontro teve entrega do relatório anual de 2023 e mostrou perspectivas em 2024 com jovens atendidos aos patrocinadores

Em contagem regressiva para o início das mentorias, a Associação Projete, que capacita jovens para o mercado de trabalho, reuniu representantes das mais de 20 empresas parceiras e patrocinadoras do projeto para estreitar laços, prestar transparência com os serviços de 2023 e projeções para o ano que se inicia.

O encontro, que aconteceu no anfiteatro da Stéfany Nogueira, uma das empresas apoiadoras, entregou os resultados do ano passado através do relatório anual e apresentou as novidades para 2024. Com 7 turmas, sendo 6 em Ribeirão Preto e 1 em São Paulo, 245 jovens irão desfrutar do curso de capacitação em soft skills (liderança, pensamento crítico etc.), hard skills (matriz SWOT e 5W2H) e terão a oportunidade da primeira experiência profissional no desenvolvimento de projetos de intervenção.

“O ano de 2024 conta com grande crescimento da associação. Tivemos um aumento de 12% de jovens participantes, aumento no número de mentorias e no número de instituições de captação, além do maior envolvimento das empresas que aportam o social em seus espaços. O Projete em 2024 trabalha incessantemente para proporcionar a melhor experiência possível a cada integrante, seja ele estudante do ensino médio, voluntário ou apoiador através do ESG”, comenta o coordenador da Associação, Marcos Desideri.

Entre as novidades, está o aumento no número de mentorias, totalizando 24 sábados de encontros presenciais com os jovens, para inclusão de conteúdos referentes a educação financeira e gestão de projetos, como a inserção de assuntos relacionados a investimentos e mentalidade poupadora. O Projete também estreia com sua filial em São Paulo, buscando maior captação de recursos e integrantes na capital.

Atualmente, com mais de 1.200 jovens formados, os resultados de atuação do projeto se mostram expressivamente satisfatórios. Cerca de 91% do público que realizou o curso atinge sua função social -trabalha e/ou estuda-. Além disso, 73% dos jovens que passam pelo Projete dão continuidade aos estudos.

Experiência que, segundo a representante e apoiadora da Stéfany Nogueira Urbanização, Incorporação e Construção, Ligia de Stefani Nogueira, não fica somente para os jovens. O engajamento dos voluntários, composto por funcionários das empresas apoiadoras, também influencia na relação entre colaborador e empresa.

“Eu particularmente adoro participar das mentorias, e não atoa o espaço do nosso encontro recebe todos os sábados uma das turmas do Projete para a realização delas. A parceria é muito positiva, gosto do olhar de trazer o voluntariado social para a empresa, e nós esperamos que os colaboradores este ano se envolvam e engajem cada vez mais com esse trabalho, pois esse contato com os jovens e outras realidades desenvolve competências e experiências que nos transformam, além de criar um vínculo entre funcionário, empresa e Projete”, conclui.

O Projete

Fundado em 2013 por iniciativa de empresas privadas de Ribeirão Preto, o curso capacita jovens do ensino médio de escolas públicas nas competências socioemocionais, conhecidas como soft skills, requeridas cada vez mais no mercado de trabalho e acadêmico. Os integrantes recebem mentorias aos sábados no período da manhã, trabalhando além das competências socioemocionais temas como educação financeira, gestão organizacional, comunicação e habilidades de relacionamento, assuntos relacionados à economia, gestão de negócios e mais.

O curso é 100% gratuito e fornece vale-transporte, alimentação e apostilas sem nenhum custo, com realização de formatura gratuita no final do período de aprendizado.

Abertura do programa em 2023 em Ribeirão Preto: https://www.youtube.com/watch?v=ehNDLtJVSQo&t=3s

Abertura do programa em 2023 em São Paulo: https://www.youtube.com/watch?v=7x65IoJ-3Po

Eventos de tecnologia do programa: https://www.youtube.com/watch?v=rkvr5EMNS0o&t=20s

Projetecast: https://www.youtube.com/watch?v=S55ycBpMW6w&t=4s