Necta destaca transição e segurança energética durante VIII Fórum da Cogen

26/09/2024

A Necta Gás Natural participou do VIII Fórum Cogen – Cogeração de Energia e Geração Distribuída, realizado hoje, 26 de setembro, no Grand Hyatt, em São Paulo.

O evento reuniu empresários, agentes do governo como ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e Semil-SP (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logistica), e agentes de mercado para analisar os desafios e oportunidades do setor elétrico, de bioenergia e de gás natural.

Segundo o presidente-executivo da Cogen, Newton Duarte, o Brasil atravessa um momento energético bastante delicado em função de um período seco severo e o evento promoveu um debate de soluções de forma propositiva, visando contribuir com propostas para desenvolver o mercado de cogeração no Brasil, que é uma das formas mais competitivas e eficientes de se produzir energia e poupar água dos reservatórios das hidrelétricas.

O CEO da Necta Gás Natural, José Eduardo Moreira, participou da abertura como executivo da empresa e como vice-presidente do Conselho Diretor da Cogen, juntamente com Renata Carvalho, assessora da Diretoria de Estudos de Energia Elétrica da EPE. Na ocasião, eles comentaram sobre o atual cenário e as oportunidades para o mercado de cogeração.

Moreira também participou do 4º e último painel do Fórum, sobre “Segurança Energética e Atributos da Cogeração a Gás Natural”, como debatedor ao lado de András Mesics, CEO da SoEnergy, e Lucas Monteiro, gerente de Vendas de Aplicações à Gás da Sotreq.

Ao falar sobre segurança energética, o executivo destacou o fato de o Brasil produzir mais de 600 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano e que cerca de 250 usinas comercializam energia. “Na região noroeste do estado de São Paulo, área de atuação da Necta Gás Natural, temos 51 usinas contratadas ao SIN e gerando energia elétrica. Podemos, através da usina híbrida, usar uma parcela mínima de gás natural e dobrar a oferta de energia elétrica, ou seja, aumentar de forma eficiente a geração de energia e tornar mais renovável ainda a nossa matriz de energia elétrica.”

Ele também salientou que o país está na vanguarda da transição energética ao utilizar o gás natural, um combustível fóssil com menor emissão de gases de efeito estufa, além de promover a substituição por biometano, uma solução totalmente renovável. “Acredito que o gás natural e o biometano podem desempenhar um papel crucial na matriz energética brasileira. Nosso empenho está em levar os benefícios econômicos, sociais e ambientais dessas fontes de energia sustentáveis a um número crescente de consumidores”, finalizou.

Sobre a Necta Gás - Companhia responsável pelo serviço público de distribuição de gás canalizado em todo o noroeste do Estado de São Paulo, atualmente está presente com sua rede de distribuição em 42 municípios. Desde o início de suas operações, já construiu mais de 1.300 quilômetros de rede de distribuição e conta atualmente com cerca de 45 mil clientes nos mercados residencial, comercial, industrial e automotivo. A empresa, que tem 120 colaboradores, tem sede em Araraquara (SP), e filiais em Araçatuba, Bauru, São Carlos e Ribeirão Preto, onde está expandindo sua presença com novo escritório, localizado na zona Sul da cidade.

Setembro/2024