Dia Internacional do Voluntariado (5/12): Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto comemora 20 anos e é homenageado na Câmara Municipal

02/12/2019

Sessão solene acontece na próxima quinta-feira (5 de dezembro, às 20h e contará com a presença de todos os voluntários e diretores da entidade

O Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto (CVRP), que comemorou 20 anos de atividades em 2019, receberá uma homenagem no Plenário “Orlando Victaliano” da Câmara Municipal da cidade, na próxima quinta-feira, às 20h.  A resolução que gerou esta solenidade é de número 07/2019 de autoria do vereador Maurício Gasparini (PSDB) e assinada também por todos os vereadores. A sessão, que contará com voluntários e diretores da entidade, além de autoridades, é aberta ao público.

“Estamos muito felizes com esta homenagem. Queremos celebrar esse momento tão marcante da história do CVRP ao lado de nossos voluntários e também da população de Ribeirão Preto”, afirma a presidente do CVRP, Maria Beatriz Ferreira de Oliveira.

Para Mariana Jábali, fundadora do CVRP, este momento enfatiza a importância do trabalho voluntário em uma sociedade. “Desde que iniciamos as atividades do CVRP sempre nos preocupamos em propagar o conceito de voluntariado numa visão de cidadania participativa com compromisso de resultados. Nessas duas décadas, evoluímos muito e conseguimos envolver muita gente. Só tenho a agradecer a todos que fizeram e fazem parte desta história”, explica Mariana.

20 anos de história

Parte de uma rede que conta com vários centros de voluntariado espalhados pelo Brasil, o CVRP tem como missão incentivar os cidadãos a participarem de atividades voltadas para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Foi fundado em 1999, por Mariana Aude Jábali e, desde então, já capacitou diversas instituições e voluntários para atuarem em diferentes programas.

Atualmente, o CVRP conta com os programas Conta Mais (Contadores de Histórias para Crianças e Adolescentes Hospitalizados), Ouvidores (voluntários ouvem e contam Histórias para Terceira Idade) e Acolher (Atendimento Domiciliar ao Idoso em situação de risco social). Além disso, em 2018 lançou, junto à Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (UE-HCRP-FMRP-USP), o projeto HumanizaDor, que oferece acolhimento e atendimento humanizado aos pacientes internados e seus familiares.