Sala de Imprensa

Dengue e verão: chuva e calor aumentam número de casos

24/01/2024

Ribeirão Preto registrou mais de 11 mil casos em 2023. Com a chegada de altas temperaturas e chuvas sazonais, médicos alertam preocupação no aumento de diagnósticos da doença causada pelo Aedes aegypti.

A chegada do verão traz o aumento de chuvas e, consequentemente, o crescimento de casos de dengue. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, o ano de 2023 teve mais de 11 mil casos registrados da infecção viral, transmitida pelo Aedes aegypti. Segundo o infectologista do Grupo São Lucas, Dr. Luis Felipe Silva Visconde (CRM: 201275/RQE:111506), o primeiro mês de 2024 já preocupa médicos devido o rápido aumento de diagnósticos da doença no pronto-atendimento.

“O Brasil apresentou um número expressivo dos casos confirmados de dengue na primeira quinzena de 2024. Na presente data, já registramos mais que o dobro do número de casos que havíamos notificado, no mesmo período, no ano passado. Esse aumento significativo preocupa a esfera de saúde, dado o potencial de evolução para formas graves”, alerta.

Com sintomas que podem ser relacionados a outras doenças, o médico alerta que em caso de quadro de febre de início súbito acompanhado de, pelo menos, um dos sintomas típicos da dengue como dor no corpo, dores de cabeça, náuseas e vômitos, dores articulares, dor no fundo dos olhos, presença de manchas no corpo ou sangramentos de mucosa deve receber atenção do paciente e passar por avaliação médica.

Atualmente, os métodos de diagnóstico mais utilizados são a pesquisa de uma proteína produzida pelo vírus (chamada NS1) no sangue do paciente sintomático ou a realização da pesquisa de anticorpos contra o vírus. Com diferentes gravidades, é preciso de atenção e cuidados redobrados para que não se evolua ao quadro de dengue grave, conhecida como dengue hemorrágica, condição que ocorre por um distúrbio circulação provocado pela infecção.

“O mais importante é ficar atento para os chamados sinais de alerta, que são dor abdominal intensa, dificuldade para respirar, sonolência excessiva, náuseas e vômitos que não melhoraram, sangramentos e sensação de perda da consciência/desmaio, principalmente ao se levantar. A hidratação abundante é a chave do tratamento. Por isso, diante de um diagnóstico, é fundamental a ingestão de soluções, conforme prescrição médica”, conclui.

Sobre o Grupo São Lucas - O Grupo São Lucas de Ribeirão Preto (SP) é uma marca de tradição, qualidade e confiança em medicina de excelência há mais de 50 anos, com médicos especialistas, atendimento humanizado e estrutura própria com alta tecnologia. É composto pelo Hospital São Lucas, Hospital São Lucas Ribeirania e Especializado, Maternidade Ribeirania e São Lucas Medicina Diagnóstica. O Grupo, localizado em Ribeirão Preto (SP) é administrado pela Hospital Care, uma holding de serviços de saúde formada por mais de 30 unidades entre hospitais e clínicas, em 7 cidades do país. 

Logo Outras Palavras

Rua Américo Brasiliense, n° 1205/1 - Centro
CEP: 14015-050 - Ribeirão Preto/SP

16 3610-2554

Site desenvolvido por Byte Livre