Autora dos premiados Um Exu em Nova York e O mar de Manu, escritora Cidinha da Silva estará em Ribeirão Preto para a MOSTRA IDENTIDADE-S NA

28/04/2022

Na programação, que é gratuita e aberta ao público, a convidada fará roda de conversa e oficina de escrita criativa na Biblioteca Sinhá Junqueira, em maio

Mais uma grande escritora brasileira, Cidinha da Silva, chega a Ribeirão Preto no próximo dia 11 para participar e difundir o seu conhecimento durante a 1ª MOSTRA IDENTIDADE-S NA LITERATURA, que vem acontecendo desde março na Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ). A escritora fará uma oficina de escrita criativa – nos dias 11 e 12/05 - sobre o gênero crônica e outros estilos, e uma roda de conversa – no dia 12 - sobre o tema “Autoria negra na literatura LGBTQIA+”. As atividades são gratuitas, e as vagas são limitadas. O projeto é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Biblioteca Sinhá Junqueira, tem apoio do Hotel Mont Blanc Premium e parceria da Girassol Caminhos Criativos. Já estiveram presentes na Mostra as autoras Amara Moira e Eliana Alves Cruz e, depois da presença de Cidinha, será a vez de Natalia Borges Polesso.

Cidinha é escritora e já publicou 17 livros, sendo a sua maioria, crônicas e contos, inclusive, livros infanto-juvenis. Já recebeu o Prêmio da Biblioteca Nacional com o livro “Um Exu em Nova York” e foi finalista do Jabuti. Na Mostra, ela vai abordar temáticas presentes em suas obras, como africanidades, ancestralidades, contemporaneidade, racismo, desigualdades raciais e de gênero e, também, a importância da literatura no desenvolvimento humano. “Parece clichê falarmos sobre os "tempos sombrios" que nos assolam, mas, todas as rajadas ou frestas de luz que temos produzido são para sobreviver a eles. A literatura exerce função vital nesse nosso exercício de nos mantermos vivas com dignidade”, coloca Cidinha da Silva.

“A contribuição da Cidinha na Mostra será muito importante. Ela é uma autora diversa e complexa, transita em vários estilos de escrita, e suas histórias são marcadas com personagens também densos e não artificiais, que têm processos de construção e que dialogam com a nossa realidade. Quando pensamos na temática da Mostra, ela ressignifica, por exemplo, o que uma pessoa LGBTQIA+ ou uma pessoa negra LGBTQIA+ é, não permitindo que elas sejam reduzidas aos rótulos que a sociedade costuma impor. Ela cria novas formas de diálogos e expressões entre as pessoas”, aponta o curador da Mostra, Adonai Takeshi Ishimoto. “E quem tiver a oportunidade de fazer as oficinas, certamente aprenderá muito sobre o processo de construção da escrita, pois ela vai mostrar a sua própria complexidade de ser escritora, de estar em um ambiente literário e de não seguir as escritas tradicionais”, completa.

Na roda de conversa, haverá a mediação da arquiteta e afroempreendedora Natascha Vital, que atua em diferentes projetos sociais e culturais na cidade de Ribeirão Preto. Logo depois da atividade, haverá sessão de autógrafos e fotos com a escritora.

Sobre a escritora

Cidinha da Silva (MG) publicou 19 livros, entre eles, os premiados: “Um Exu em Nova York” (Biblioteca Nacional, 2019 e PNLD Literário 2021), “Os nove pentes d´África” (PNLD Literário 2020), “#Parem de nos matar!” (Acervo Público da Educação Paulista, 2021) e “O mar de Manu” (APCA 2021, melhor livro infantil). Organizou duas obras fundamentais para o pensamento sobre as relações raciais contemporâneas no Brasil, Ações Afirmativas em Educação: experiências brasileiras” (2003) e “Africanidades e Relações Raciais: insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil” (2014). É doutora em Difusão do Conhecimento.

SERVIÇO:

Dias 11 e 12/05 – Oficina de escrita criativa com Cidinha da Silva

Vagas: 15

Inscrições: https://forms.gle/bLuXdGrgGMZjnRJEA

Resumo: Oficina para identificar formas singulares de escrita, como o gênero crônica, suas diferenças com textos de outras estruturas, como um romance e uma novela. A atividade propõe um exercício reflexivo, mas também um exercício prático de escrita, discussão da produção entre os participantes e exposição dos materiais.

12/05 - Roda de conversa com Cidinha da Silva, mediada por Natascha Vital

Vagas: 60

Tema: Autoria negra na literatura LGBTQIA+

Inscrições: https://forms.gle/6SRH3HQHK5NpW2UZ8

Resumo: A autoria negra na literatura LGBTQIA+ passa por nomes muito conhecidos, como Jota Mombaça, Tatiana Nascimento, Luh Maza, Grace Passô, Anderson Feliciano e Cidinha da Silva, que circulam pelo ensaio, poesia, dramaturgia, prosa para as infâncias e para pessoas adultas, até a participação em coletivos literários da comunidade realizada por artistas menos estabelecidos, a exemplo do Sarau Marginália (SP), da Academia Transliterária (MG) e participantes das competições brasileiras de SLAM. Nesta roda de conversa abordaremos questões e dilemas pautados por estas agentes negras, dentro e fora da comunidade LGBTQIA+.

Mediadora: Natascha Vital é arquiteta e urbanista e afroempreendedora no AzA Vital Studio, um negócio de impacto social de melhorias habitacionais. É também Dj, e batuqueira do grupo de Maracatu Baque Mulher de Ribeirão Preto e do Maracatu Navegante, participa do Afoxé Omò Orùnmilá e é militante em projetos e movimentos sociais e culturais na cidade.