Aumento de 14,3% nas unidades lançadas sinaliza retomada do mercado imobiliário

14/08/2019

A Abrainc – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias divulgou uma pesquisa que mostra que de maio de 2018 a maio de 2019, o número de imóveis lançados cresceu 14,3% no Brasil. De acordo com o levantamento, foram lançadas 101.544 unidades no período.

Para os profissionais envolvidos no setor, os números comprovam que a estagnação no mercado imobiliário ficou para trás. “A perspectiva de recuperação e melhora é bastante clara, as estatísticas já mostram isso. Agora, com a redução da taxa de juros e a perspectiva de novas quedas até o final do ano, é muito provável que esses números sejam ainda mais positivos”, afirma Marcelo Chibeni, diretor da Hugo Engenharia.

Ainda segundo Chibeni, a própria construtora, que está há mais de 20 anos no mercado, sentiu a melhora no setor em Ribeirão Preto. No final de maio deste ano, a empresa lançou ao público o Fiúsa One, empreendimento com apartamentos compactos de alto padrão, localizado no cruzamento das avenidas João Fiúsa e Presidente Vargas, que já está com quase 50% das unidades vendidas. “Tínhamos uma meta de vender essa quantidade de apartamentos em 90 dias, mas conseguimos chegar a esse percentual em apenas 70 dias”, conta.

Segundo o levantamento da Abrainc, de janeiro a maio de 2019, os lançamentos de imóveis novos totalizaram 27.878 unidades, volume 4,1% superior ao registrado no mesmo período de 2018.

Apesar de o número de comercialização desses empreendimentos terem registrado queda, o levantamento aponta que as vendas líquidas - calculadas pela subtração das unidades distratadas do total de unidades vendidas em um mesmo intervalo – cresceram 9,8% nos cinco primeiros meses de 2019, e 9% nos últimos 12 meses até maio.

Médio e alto padrão

No acumulado de 12 meses, os empreendimentos de médio e alto padrão (MAP) somaram 22,7% do total de lançamentos. Neste segmento, desconsiderando as unidades distratadas, as vendas líquidas apresentaram alta de 16,7% no mesmo período.

Os dados da Abrainc validam a estimativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) de que as vendas e os lançamentos de imóveis residenciais no Brasil devem crescer em torno de 10% a 15%, crescimento puxado, principalmente, por empreendimentos de médio e alto padrão.

“Esses empreendimentos são um novo conceito em moradia, pensados nas necessidades de um público que procura por conforto e liberdade, atrelados a requisitos como inovações tecnológicas e sustentáveis”, explica Chibeni.

O crescimento no número de lançamentos de imóveis de médio e alto padrão também anima os investidores, que sabem do potencial de valorização desse tipo de empreendimento. Adriano Rodrigues e Geovana Camilo são de Franca e, recentemente, adquiriram uma das unidades do Fiúsa One. “Acreditamos que o edifício tem um enorme potencial de valorização”, conta Geovana. Esse é o segundo imóvel que o casal adquire em Ribeirão Preto, cidade que, de acordo com eles, tem se mostrado promissora para o investimento imobiliário.

Informações para a imprensa:

Outras Palavras Comunicação Empresarial

Ana Cândida Tofeti – 16 99128-9419 – anacandida@outras.com.br