Blog Outros Papos

Como sua empresa está se comunicando com o público durante a pandemia?

21/05/2020



Uma pesquisa realizada pelo Edelman Trust Barometer mostrou o papel essencial das empresas em meio à pandemia do coronavírus. De acordo com o relatório, no atual contexto, a fonte de maior credibilidade é a comunicação do empregador, o que torna imprescindível que as empresas mantenham e reforcem a comunicação com seus empregados e todos os seus outros stakeholders.

Mas o que comunicar? Internamente, a empresa deve priorizar o envio de informações sobre se houve contágio pelo coronavírus em empregados, quantas pessoas contraíram o vírus, se o mesmo está afetando o funcionamento da organização, se haverá necessidade de afastamentos e adiantamentos de férias etc. Essa comunicação deve ser feita por comunicados por e-mail e avisos afixados em murais dentro das empresas, por exemplo.

Para todos os públicos, é importante que a companhia ressalte medidas preventivas para barrar a disseminação da doença dentro e fora da empresa, comunique ações realizadas junto à comunidade e se posicione sobre como a organização está encarando esse momento crítico que afeta todos os setores, em todo o mundo. Nestes casos, a comunicação deve ser feita por meio do website da empresa, envio de Newsletter para e-mails cadastrados e posts em redes sociais.

Em alguns casos, a assessoria de imprensa pode auxiliar na comunicação de ações realizadas pela empresa e que trarão impactos para a sociedade. Essa comunicação seria focada em mídia espontânea em veículos de imprensa como TV, sites, rádios etc.

 “As empresas terão que preencher um vazio ainda maior, que é o da informação de credibilidade. É urgente que possibilitemos decisões baseadas em fatos e deixemos que nossos empregados se sintam parte de um amplo movimento da sociedade para combater essa doença”, afirmou Richard Edelman, CEO global da Edelman.

A pesquisa Edelman Trust Barometer foi realizada em dez países – África do Sul, Alemanha, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido – entre os dias 6 e 10 de março.

- Cases reais

Diversas empresas atendidas pela Outras Palavras intensificaram a comunicação com seus públicos nos últimos dois meses devido à pandemia de COVID-19.

Para o Sinhá Junqueira Hospital Materno Infantil, por exemplo, fizemos um planejamento de posts para as redes sociais com foco na prevenção contra o coronavírus, ainda no início da pandemia. Além disso, enviamos um press release para a imprensa ressaltando os cuidados tomados pelo Hospital, que rendeu entrevistas para diversos veículos da imprensa como a rádio CBN e a EPTV, afiliada da Rede Globo em Ribeirão Preto.

Outro exemplo é o da GasBrasiliano, concessionária de distribuição de gás natural na região Noroeste do Estado de São Paulo, que solicitou a produção de uma Newsletter eletrônica exclusiva com notícias relacionadas ao coronavírus. No comunicado, distribuído aos diversos stakeholders da empresa, foram destacadas as ações de prevenção, o vídeo que reforça o fornecimento ininterrupto do combustível e a palavra do diretor-presidente sobre a importância do gás natural na retomada da economia.

Como ainda não há previsão de quando a pandemia chegará ao fim no Brasil, tendência é de que as organizações continuem reforçando a comunicação com seus públicos nas próximas semanas.

Se sua empresa ainda não conta com um planejamento estratégico de comunicação, entre em contato com a nossa equipe para que possamos te ajudar.

Logo Outras Palavras

Rua Américo Brasiliense, n° 1205/1 - Centro
CEP: 14015-050 - Ribeirão Preto/SP

16 3610-2554

Site desenvolvido por Byte Livre