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A importância da gestão profissional da comunicação durante a crise

30/03/2020



Em 25 anos de vida profissional como jornalista já atuei como repórter, fazendo matérias sobre diversas crises, e como assessora de imprensa ajudando clientes a fazerem a gestão da comunicação em momentos críticos, tanto para o público interno como externo. Mas confesso que é a primeira vez que me deparo com um momento tão complexo como este que estamos passando durante a Pandemia de Coronavírus.

Em meio a todas as incertezas que nos rondam, tenho pelo menos uma certeza, a informação de qualidade ainda é a melhor forma de amenizarmos os efeitos desta crise. Nenhuma empresa especializada em relações públicas tem a fórmula mágica para controlar o processo de comunicação empresarial nesse momento. Isso está sendo construído caso a caso, de forma customizada, para cada cliente. Mas sem essa gestão profissional, a crise só tende a se acentuar.

Apesar disso, algumas empresas não investem em comunicação durante a crise justificando a queda do faturamento, esquecendo-se que para uma empresa se manter em pé, precisa se comunicar com o seu público-alvo, mantendo sempre um relacionamento com os clientes ou consumidores. Na área mercadológica, é preciso muita criatividade e experiência para atuar no campo das estratégias que reforçam a imagem das marcas e produtos criando campanhas que permitam manter o negócio minimamente ativo mesmo em tempos de isolamento social. Na área institucional, a comunicação, além de contribuir para o estreitamento do diálogo entre o público interno (colaboradores, fornecedores, associados e parceiros), procura criar uma atmosfera positiva frente à imprensa e à sociedade.

Na Outras Palavras, preparamos e disponibilizamos nossos clientes da área de saúde e assessoria de investimentos para ser fontes de matérias jornalísticas sobre dicas de comportamentos para enfrentar a quarentena e se prevenir contra o vírus, bem como os impactos da crise na economia. Além disso, em todos os canais digitais dessas empresas produzimos conteúdos explicativos nos mais diversos formatos para manter o engajamento do público, mostrar transparência, além de abastecê-los com notícias relevantes e verdadeiras, evitando a disseminação de fakenews.

Nos clientes da área de gastronomia, focamos nos serviços de delivery, mostrando os diferenciais e a segurança nas entregas. Na área cultural e educacional, aderimos ao projeto Cultura em Casa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, produzindo conteúdos educativos, dicas de entretenimento e outras ações que mantêm nossos clientes em contato permanente com seu público, mesmo sem a presença física. Nas áreas de agronegócios, construção civil, prestação de serviços, entre outras, fizemos planejamento emergencial com as ações preventivas que estão sendo tomadas diante dos fatos.

Para nosso cliente Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto, concentramos as forças na divulgação da campanha para ajudar o Fundo Social de Solidariedade da cidade a arrecadar cestas básicas para ajudar as pessoas que estão mais vulneráveis neste período.  Não é hora de se esconder e sim de agir! Planejar ações com calma e revendo, se preciso for, dia após dia, acompanhando a evolução dos fatos e as necessidades do momento. A sociedade e a imprensa têm perguntas. Se as empresas não se posicionarem de forma coerente, a avalanche gerada pelo acontecimento negativo será inevitável.

A comunicação é um campo que exige a atuação de profissionais especializados. Saber comunicar e o que comunicar é uma tarefa que deve ser pensada estrategicamente para que uma empresa ou instituição seja bem compreendida e se mantenha ativa no momento da crise e, é claro, para que saia dela.

*Ana Cândida Tofeti, proprietária da Outras Palavras Comunicação Empresarial

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