Blog Outros Papos

5 benefícios da assessoria de imprensa para o seu negócio

10/12/2019



Pequenas, médias ou grandes empresas. Não importa o tamanho da organização, a assessoria de imprensa pode auxiliar seu negócio de diversas formas.

Caso você não conheça o serviço, saiba que a assessoria de imprensa é uma atividade de comunicação cujo principal objetivo é conquistar mídia espontânea em veículos como sites, revistas, jornais, rádios e TVs. Por mídia espontânea entende-se as menções positivas sobre a empresa em reportagens, notas, entre outros conteúdos editoriais, publicados pela mídia.

Toda essa mídia espontânea conquistada provém de um relacionamento entre os assessores com os jornalistas dos veículos de comunicação. O foco dos profissionais de assessoria de imprensa é fazer com que o público seja informado sobre as políticas, missão e visão da empresa, além de suas ações e iniciativas, de uma forma consistente, positiva e com credibilidade.

Em um cenário como o atual, com as transformações digitais, o serviço se torna ainda mais essencial para as empresas, que, além das mídias tradicionais como TV, rádio e publicações segmentadas, podem contar com divulgações espontâneas em blogs, redes sociais e outras plataformas digitais.

Continue lendo esse post e confira os 5 benefícios que a assessoria de imprensa pode trazer para o seu negócio.

1. Traz mais visibilidade

Quer que sua empresa seja mais vista e conhecida pelo público? A assessoria de imprensa é um serviço que consegue alcançar esse objetivo.

Por meio de um bom planejamento e a descoberta de interessantes assuntos relacionados ao seu negócio, é possível fazer com que a empresa, produtos e serviços virem notícia nos veículos relevantes para a sua marca.

Isso porque o assessor de imprensa é um profissional com experiência e conhecimento em enxergar os assuntos que podem interessar a mídia, além de ter contato com os jornalistas e formadores de opinião responsáveis pela mídia onde sua empresa quer aparecer de forma espontânea.

2. Fortalece a marca

Quando o seu negócio aparece de maneira positiva em um veículo de comunicação, todos os seus stakeholders são impactados: clientes, potenciais clientes, fornecedores, acionistas, funcionários etc.

Dessa forma, a credibilidade da sua empresa para o mercado cresce, o que passa mais confiança ao público, um fator muito importante nas tomadas de decisão de compras.

Quando sua empresa aparece de maneira constante na mídia e de forma positiva, mais pessoas passam a ter ciência sobre seu negócio, o que traz reconhecimento.

Credibilidade, confiança e reconhecimento são alguns dos principais ingredientes para o fortalecimento da marca.

3. Potencializa as ações de marketing

Ao unir o marketing ao serviço de assessoria de imprensa, é possível potencializar a repercussão das ações referentes a lançamentos de novos produtos e serviços, realização de eventos, promoções, entre outras.

Feito estrategicamente, a união dos serviços pode gerar um buzz na mídia muito maior do que o esperado, sem precisar de mais investimentos em propagandas e outros tipos de publicidade paga.

4. Ajuda nos momentos de crise

Nenhuma empresa está imune às adversidades. Muitas vezes, as crises nascem de pequenos erros que acabam tomando grandes proporções. E o que será o diferencial para passar por esse tipo de situação sem grandes turbulências é o serviço de gerenciamento de crise, realizado pela assessoria de imprensa.

Um bom profissional da área saberá orientar a empresa sobre a melhor forma de agir, preservando a credibilidade do negócio.

5. Fortalece as estratégias de SEO

SEO é a sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization, que nada mais é do que a otimização para mecanismos de buscas como o Google. Ou seja, SEO é um conjunto de técnicas utilizadas que ajudam a melhorar o ranqueamento do site do seu negócio nos buscadores.

A assessoria também pode ser usada como uma ferramenta interessante para fortalecer as estratégicas de SEO.

Alguns tipos de releases divulgados aos veículos de comunicação online contêm links que levam ao site da sua empresa e, quando o texto é divulgado em um portal de notícia com esses links, as chances de seu ranqueamento nos buscadores melhorar é ainda maior por conta da autoridade do domínio e da página.

Agora que você já conferiu quais são os 5 benefícios da assessoria de imprensa para o seu negócio, que tal conhecer mais sobre o serviço oferecido pela Outras Palavras? Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos trabalhar pela sua empresa.

Logo Outras Palavras

Rua Américo Brasiliense, n° 1205/1 - Centro
CEP: 14015-050 - Ribeirão Preto/SP

16 3610-2554

Site desenvolvido por Byte Livre