Nesta sexta-feira (15/11), o público do Sesc Ribeirão poderá assistir, em primeira mão, o show de lançamento do álbum “Analogia de Quebrada”, do rapper, historiador e produtor cultural Vinícius Preto, que fará uma apresentação gratuita na área de convivência, às 16h.
Conhecido por rimas que retratam a realidade da periferia, em seu novo trabalho, o artista buscou inspiração nas adversidades vivenciadas durante a pandemia e revisitou suas origens, criando um álbum que compara experiências pessoais com a realidade contemporânea.
O show contará com apresentações especiais do multiartista Dimi Zumquê e dos músicos Afronauta e Cesar Hostil (coletivo Zamba Rap Clube), que participam do álbum, além do DJ Spin. “É uma apresentação inédita e muito especial porque além de ser o lançamento desse novo trabalho, também é uma comemoração dos meus 15 anos de carreira no rap”, comenta Preto.
Em “Analogia de Quebrada”, o rapper adotou o estilo Type Beat, que é uma abordagem comum em gêneros como o trap, em que beats prontos são usados como ponto de partida para as rimas. Cesar Hostil, produziu o álbum, imprimiu uma nova camada sonora, ajustando a produção às letras intensas e reflexivas.
Com uma mescla de samba/rock e influências do rap clássico, buscando atrair não só o público do rap, mas de outros estilos também, o novo álbum tem participações internacionais dos rappers Leumer aka Kharrymbo e Tchembino, de Moçambique, que trazem ainda mais diversidade cultural e riqueza musical ao trabalho.
Trajetória
Com mais de 70 músicas lançadas ao longo de 15 anos de carreira, Vinícius Preto é fundador do grupo Zamba Rap Clube (2010). Seu trabalho solo teve início em 2016, com o seu primeiro EP “Não Me Diga Que Está Tudo Bem” e, em 2019, lançou o seu primeiro álbum oficial “Canto Negro”, onde mostrou toda sua força e militância contra o racismo institucional.
Em 2020, mesmo com a pandemia, criou a produtora “Coisa de Preto Produções” e, junto com o rapper João d Deus, lançou um EP “Alvo$”, que uniu forças do rap em prol da música independente. Em 2021, criou o seu podcast Raízes e Matrizes, além de lançar três singles músicas que falam de amor, família e também de luta.
Em 2022 lançou os singles “Notícias da Segunda” e “Visão de Lince” e, em novembro, lançou o trabalho “Flores, Votos e Balas”. A Trajetória do rapper é muito rica e evidencia uma constância no seu trabalho: o amor à arte, aos seus princípios e à luta de ser artista independente. Em 2023 lançou o álbum “Beleza do Caos”, com o grupo Zamba Rap Clube.
SERVIÇO
Show Analogia de Quebrada, com Vinícius Preto e convidados
Data: 15 de novembro
Horário: às 16h
Local: área de convivência do Sesc Ribeirão - Rua Tibiriçá, 50 – Centro
Entrada gratuita