O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente em mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), atrás apenas do câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
Com o objetivo de conscientizar suas colaboradoras, a Sanor realizou um encontro com a presidente da Associação de Voluntários de Combate ao Câncer “Grupo Alma”, Silvia Helena Berti Rodrigues.
Na ocasião, ela falou sobre o seu trabalho e experiências vividas como voluntária no grupo, além de chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce pois quanto mais cedo for detectado, maior a chance de cura.
Há mais de 20 anos, o grupo se voluntaria para ajudar pacientes com câncer residentes em Orlândia, por meio de diversas ações e eventos de arrecadação na cidade. A campanha Outubro Rosa desse ano está comercializando camisetas temáticas por R$ 50.
“Temos muito zelo pela saúde de nossos colaboradores, por isso, promovemos esse encontro com o intuito de conscientizar para o autocuidado e incentivar que realizem exames preventivos periodicamente. Auxiliamos a campanha do Grupo Alma e compramos diversas camisetas para presentear nossa equipe”, comenta Roberto de Carvalho Correa, gerente geral da Sanor.
O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade, a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.
Cuidados como a prática de atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor. Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer. Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética.
Sobre a Sanor
A Sanor é uma empresa de Orlândia (SP), com expertise no setor de saneamento básico que, após vencer o leilão, em 2022, tornou-se responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município. O ciclo integral da água, desde a captação, tratamento e distribuição, gestão comercial até a coleta, tratamento e disposição final dos esgotos está sob a responsabilidade da companhia, que atende 38.319 moradores.
A sustentabilidade é um tema transversal em todas as áreas da empresa, por isso, trabalha ativamente para equilibrar os aspectos sociais, ambientais e econômicos do negócio.
OUTUBRO/2024