Projeto Conta Mais! do Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto arrecada livros e gibis para crianças e adolescentes

09/12/2021

O projeto Conta Mais! Histórias em Hospitais, realizado pelo CVRP (Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto), que forma voluntários que contam histórias em hospitais e casas de apoio atendendo crianças e adolescentes, arrecadou cerca de 1.000 itens, entre livros e gibis para serem distribuídos no Natal às crianças e adolescentes hospitalizados.
O material foi coletado em outubro, novembro e dezembro deste ano. Para tanto, contou com a participação e doações de alunos e funcionários dos colégios Marista, Santa Úrsula, e Cervantes, da escola de natação Medley, da loja multimarcas feminina Flegon, e Supera Ginástica para o Cérebro.
“Graças à união e dedicação dos colégios, estabelecimentos participantes e de todos os voluntários envolvidos, será possível proporcionar um lindo Natal para essas crianças e adolescentes que receberão, cada uma, um pacote contendo três livros e quatro gibis”, comemora Soraia Castilho, coordenadora do projeto Conta Mais! História em Hospitais.
Através da leitura dos livros e gibis doados, as crianças e adolescentes poderão desenvolver habilidades socioemocionais, além da concentração, memória, raciocínio, linguagem oral e ampliação da capacidade criativa.
Segundo Soraia, os livros e gibis serão entregues pelos voluntários nos hospitais parceiros do projeto: Hospital Sinhá Junqueira, Santa Casa, Santa Lydia, Hospital das Clínicas – Unidade de Emergência, HC Criança e Gacc (Grupo de Apoio à Criança com Câncer). A ação visa transformar a internação e/ou vivência na casa de apoio, em um momento mais alegre, agradável e descontraído, oferecendo um atendimento individual e contribuindo para o bem-estar dos atendidos, de seus familiares e de toda a equipe envolvida no processo, além de desenvolver o hábito de leitura entre as crianças e adolescentes.

Sobre o CVRP (Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto) – Parte de uma rede que conta com vários centros de voluntariado espalhados pelo Brasil, o CVRP tem como missão incentivar os cidadãos a participarem de atividades voltadas para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Foi fundado em 1999, por Mariana Aude Jábali e, desde então, já capacitou diversas instituições e voluntários para atuarem em diferentes programas. Atualmente, o CVRP conta com os programas Conta Mais! Histórias em Hospitais, Ouvidores, e Acolher. Em 2018, lançou, junto à Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (UE-HCRP-FMRP-USP), o projeto HumanizaDor, que oferece acolhimento e atendimento humanizado aos pacientes internados e seus familiares. Informações sobre como ajudar as campanhas e iniciativas lideradas pelo CVRP podem ser obtidas através de contato pelo e-mail cvrp@voluntariadorp.org.br. Mais detalhes sobre o CVRP estão disponíveis no site www.voluntariadorp.org.br