Sala de Imprensa

Produção de conteúdo como vantagem competitiva para as empresas

14/08/2019


Por Dulcelene Jatobá

Toda empresa busca por uma vantagem competitiva para sair à frente da concorrência e conseguir vender mais, fixando sua marca no mercado. O que muitas organizações ainda não se deram conta é de que essa vantagem tem custo muito mais baixo do que outras estratégias e, melhor ainda, é fácil de encontrar e a fonte está dentro da própria empresa. O nome dessa maravilha para o mundo dos negócios é produção de conteúdo.

Apesar de o termo ter sido mais difundido nos últimos anos, ele não é nenhuma novidade. A produção de conteúdo, chamada mais especificamente de marketing de conteúdo, já é utilizada por diversas marcas há muitos anos.

Mas antes de falarmos sobre a história desse termo, é importante explicarmos o que pode ser considerado conteúdo.

- O que é conteúdo

Basicamente é tudo o que é criado e transferido para um meio de publicação, que pode ser uma revista, um site, um jornal. Engloba textos, imagens e outros elementos que dão sentido à mensagem que se quer passar.

No site da sua empresa, por exemplo, todas as páginas são consideradas conteúdo: páginas com informações de produtos e serviços, a página que fala sobre a organização, a página de perguntas frequentes etc.

Agora que você já sabe o que é conteúdo, voltemos à história do termo e veja como as empresas já o usam como vantagem competitiva há vários anos.

- A história da produção de conteúdo como vantagem competitiva

Em 1885, a John Deere foi pioneira ao explorar essa oportunidade de mercado ao lançar uma revista para passar informações que melhorassem os negócios e aumentassem os lucros dos produtores rurais. A revista existe até hoje e já chegou a atingir mais de quatro milhões de leitores.

Desde então, diversas empresas seguiram o exemplo da John Deere e passaram a investir em ações que criassem conexão com os clientes, fornecendo informações ao invés de apenas fazer propaganda de seus produtos.

- As mudanças trazidas pela popularização da internet

Certo, mas se a produção de conteúdo já vem sendo utilizada há tantos anos, como só agora ela passou a ganhar esse destaque?

A resposta está na mudança de comportamento dos consumidores e também na vasta lista de opções que as empresas têm à disposição para divulgar suas informações, trazidas pela popularização da internet.

No livro As Novas Regras do Marketing e do Networking, de David Meerman Scott, ele afirma que “antes da web, as organizações tinham apenas duas opções significativas para chamar atenção: comprar espaços caros de propaganda ou contratar anúncios impressos dos meios de comunicação. Mas a web mudou as regras”.

Hoje, antes de finalizarem uma compra, os consumidores leem blogs, tiram dúvidas com os amigos nas redes sociais, procuram saber o que o influenciador digital tem a dizer sobre o produto ou serviço. Eles sempre se informam antes de tomar a decisão de comprar ou não.

Além disso, a tecnologia possibilitou que todos se tornassem mídia, incluindo as empresas. A facilidade e o baixo custo de publicar em blogs, redes sociais, podcasts, entre outros, significa que as organizações podem atingir os clientes de forma direta, sem depender apenas da grande mídia e ainda com custo relativamente baixo.

- A produção de conteúdo como estratégia competitiva

No livro “Regras de Conteúdo”, de Ann Handley e C.C Chapman, os autores listam os principais benefícios de adotar a produção de conteúdo como pedra angular do marketing de uma empresa.

Dentre eles estão atrair clientes, superar a resistência ou rejeição, estabelecer credibilidade, construir uma base de fãs e inspirar os clientes a adorarem a sua empresa, contar sua história, gerar comentários nas redes sociais e inspirar compras por impulso.

A prova de que todas essas vantagens podem ser obtidas com um bom conteúdo tanto por grandes corporações como por pequenas empresas é a River Pools and Spa, que instala piscinas e banheiras nos estados de Maryland e Virginia, nos Estados Unidos.

A empresa, mesmo durante a crise econômica do país em 2009, conseguiu faturar mais e se posicionar entre as líderes de mercado. O segredo desse sucesso? Conteúdo.

Por meio de um fluxo contínuo de posts em blogs e vídeos e um ebook sobre “como comprar uma piscina – sem ficar no vermelho”, a empresa criou o site sobre piscinas mais educativo e informativo da internet.

- Como iniciar um programa de produção de conteúdo para a sua empresa

Ann Handley e C.C Chapman afirmam que “assim como no bom jornalismo, a estratégia para um bom conteúdo concentra-se na história que você precisa contar e no público que está querendo atrair”.

Portanto, antes de mais nada, pense nas seguintes questões:

  • Quais são os objetivos da sua empresa ao criar este conteúdo?
  • Quem é seu público?
  • O que você quer que seu conteúdo conquiste?
  • Quando e como o conteúdo será desenvolvido?
  • Onde este conteúdo será publicado?

É importante lembrar que um bom conteúdo não faz alarde, ele soluciona problemas. Ou seja, ele não divulga seus produtos e serviços e nem empurra mensagens relacionadas a vendas. Ao contrário, ele transforma sua marca em uma autoridade naquele determinado assunto, criando valor ao posicioná-lo como uma fonte confiável e valiosa de informações.

Portanto, ao pensar em ideias ou histórias para gerar conteúdo, procure por informações relevantes, humanas, verdadeiras, apaixonantes, surpreendentes ou originais.

Está com dificuldade para pensar em boas ideias de conteúdo? Fale com seus clientes e descubra quais problemas eles têm e como você pode ajudá-los a resolver esses problemas por meio de textos, vídeos e podcasts educativos, por exemplo.

Não se esqueça de que um conteúdo criado especialmente para sua marca será sem dúvidas o melhor amigo da sua empresa.

- Contrate uma agência para produzir conteúdo para você

Apesar de fácil de ser criado, é importante que as organizações contem com uma agência especializada para definir, criar e supervisionar a agenda do conteúdo.

As empresas, não importa o tamanho, dificilmente serão capazes de conseguir o tempo necessário de seus colaboradores para envolve-los em um projeto completo de produção de conteúdo.

O mais indicado é optar por agências que contem com jornalistas em sua equipe. Isso porque esses profissionais têm experiência em entregar informações de uma forma que todas as pessoas consigam entender, escrevem bem (princípio básico para um bom conteúdo), sabem interpretar as necessidades do público - no caso clientes e futuros clientes, são criativos, ou seja, são excelentes produtores de conteúdo.

Agora que você já sabe mais sobre a importância da produção de conteúdo e como ela pode ser uma vantagem competitiva para a sua empresa, que tal entrar em contato com a Outras Palavras e conhecer nosso trabalho?

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