Sala de Imprensa

Museu da Cana promove encontro de sensibilização sobre restauração florestal

01/10/2021


Parte do programa de educação ambiental "Verdear", o evento acontecerá dia 4 de outubro com funcionários da Raízen que, ao final, plantarão árvores nativas no Engenho Central

O Museu da Cana, localizado na Fazenda Engenho Central (Pontal - SP), por meio de seu programa de educação ambiental “Verdear”, passará a oferecer para as comunidades do entorno encontros de sensibilização sobre restauração florestal. A iniciativa é baseada no trabalho que o Museu vem realizando em suas matas desde 2020, buscando a recuperação do ecossistema manifesto em nessa região.

O primeiro encontro será realizado segunda-feira, dia 4 de outubro, para funcionários da Raízen que atuam no cultivo da cana-de-açúcar nos arredores da Fazenda Engenho Central. A primeira turma iniciará as atividades a partir das 9 horas e finalizará às 12h. A segunda começará às 13h30, com término previsto para às 16h30.

Na ocasião, será abordado também a importância da prevenção e combate aos incêndios, principalmente em períodos de seca prolongada como ocorreu este ano. “O objetivo é despertar neste público empatia e comprometimento em relação ao trabalho que está sendo feito pelo Museu, considerando que são estes trabalhadores que zelam pelas áreas em processo de restauro e, especialmente no caso de incêndios, são importantíssimos para prevenir e comunicar qualquer ocorrência”, explica Leila Heck, diretora do Museu.

Ao final das atividades, cada uma das turmas plantará uma árvore nativa em comemoração ao encontro.

 

Sobre o Programa Verdear - O projeto tem como principal objetivo conservar o patrimônio natural da região em torno do Museu da Cana para projetos de pesquisa e de educação ambiental destinados inicialmente às comunidades do entorno e, a médio prazo, em outros municípios do nordeste paulista. A fase inicial do Programa teve início em 2020 e levantou o Diagnóstico Ambiental da fazenda, envolvendo todas as informações técnicas relativas aos meios físicos e vegetação. O estudo foi coordenado pelo doutor em ciências biológicas Aloysio Teixeira.  A partir deste rico diagnóstico o projeto iniciou a fase de elaboração do Plano de Manejo, iniciando o plantio da primeira fase em dezembro de 2020. O diagnóstico confirmou a existência de seis nascentes nos 24 hectares da Área de Preservação Permanente (APP) da fazenda. Todas elas formam riachos que no seu curso vão desaguar no rio Mogi.

O Plano de Manejo da área, que completará 1 ano de implementação no próximo mês de dezembro, foi elaborado pela equipe técnica do projeto e busca a capacitação de moradores da zona rural do entorno do Museu para trabalhar no programa, preparando-os para o restauro de matas nativas, tendo como diferencial buscar a sinergia entre o saber científico e o saber popular manifesto no ambiente rural, objeto de pesquisa e preservação do Museu da Cana. Excelência técnica somada à sabedoria dos moradores locais são a grande potência do Programa Verdear.

O diagnóstico técnico orienta todo o esforço de educação ambiental que será realizado, pelo Museu da Cana, em 2022, embasando as atividades de arte-educação que serão realizadas na visita ao Museu da Cana, que tem como público alunos do 2º. ciclo do ensino fundamental e também é base para a oferta para os docentes envolvidos no projeto de um Plano de Atividades a ser realizadas em sala de aula como forma de complementação da experiência da visita ao Museu da Cana.

 

Serviço:

Encontro de Sensibilização sobre Restauração Florestal

Público: Equipe de campo Raízen

Data: 04/10/21

Local:  Museu da Cana (Fazenda Engenho Central – Pontal – SP)

Horário:

Turma da manhã

9h - 10h30 - apresentação teórica

10h30 - 10h50 – pausa para café

10h50 - 11h15 - atividade de sensibilização

11h15 - 12h - preparo do local, orientações e plantio de muda

Turma da tarde

13h30 - 15h - apresentação teórica

15h - 15h20 – pausa para café

15h20 - 15h45 - atividade de sensibilização

15h45 - 16h30 - preparo do local, orientações e plantio de muda

Logo Outras Palavras

Rua Américo Brasiliense, n° 1205/1 - Centro
CEP: 14015-050 - Ribeirão Preto/SP

16 3610-2554

Site desenvolvido por Byte Livre