Multicanalidade ajuda a Rede Tonin a driblar apagão das redes sociais e fugir do prejuízo

05/10/2021

Mudanças estratégicas e utilização de outros canais fizeram com que o grupo batesse recorde de acessos no site e e-commerce da empresa

O fato de ser multicanal salvou a Rede Tonin de ter prejuízos em vendas nesta segunda-feira (04), dia em que o apagão do Facebook, Instagram e WhatsApp causou impacto negativo no comércio em geral. A rápida mudança de estratégia do grupo diante deste cenário fez com que fosse batido o recorde de acessos no site e e-commerce.

Assim que identificou a pane nas redes sociais e no aplicativo de mensagens, o grupo reajustou sua estratégia e explorou de forma mais intensa outros meios como seus dois canais de ofertas no Telegram, SMS, e-mail marketing, o aplicativo Tonin por meio de pushes, o LinkedIn e o próprio site da rede.

Com a pandemia, os canais digitais se tornaram meios de comunicação e vendas ainda mais importantes para as empresas e o Tonin, buscando criar facilidades para seus clientes, tem investido continuamente na multicanalidade. “Nossa forma de trabalhar é combinar o on-line e o offline, o digital tende a se destacar em virtude da nova geração que cresce mais conectada, mas o comércio físico continuará existindo, ele só deve passar por modificações como os self-checkouts, por exemplo, que estão cada vez mais presentes. Estamos sempre atentos às novas possibilidades e tendências de atuação”, diz Lilian Peres Tonin, Gerente de Mídia do grupo.

Em agosto deste ano, a Rede Tonin lançou mais um meio de comunicação com os clientes ao criar dois canais no Telegram. Diariamente, são publicadas diversas promoções no “Ofertas Tonin Superatacado” e “Ofertas Tonin Supermercado”, que também podem ser acessados por meio dos links https://t.me/ofertastonin e https://t.me/toninofertas.

“Vimos no Telegram um grande potencial para divulgarmos nossas ofertas, de colocarmos em prática o conceito Online-to-Offline (O2O), que tem como foco oferecer aos consumidores no ambiente digital mercadorias e serviços do mundo offline. Com isso, o ambiente virtual funciona de modo conjunto com as operações do meio físico, ao mesmo tempo em que os clientes economizam tempo e dinheiro, pois são informados sobre as promoções todos os dias”, explica Cleide Prates, do Departamento de Comunicação Estratégica do grupo.

O aplicativo de mensagens possui recursos que também foram importantes para a comunicação do Tonin nesta segunda-feira de apagão. “Temos um canal com todos os colaboradores da empresa, o Telegram foi o único aplicativo que nos permitiu fazer um grupo com tantas pessoas, então nossa comunicação interna também não foi afetada e não foi preciso fazer nenhum ajuste”, comenta Cleide.

A exploração do Telegram nos moldes do canal de ofertas do Tonin é um caminho relativamente novo para o setor supermercadista e traz diversas possibilidades em termos de comunicação com o público, pois leva informações direcionadas ao que as pessoas inscritas buscam.

O canal serve como uma vitrine das ofertas do site e das lojas físicas e impacta o perfil de cliente mais habituado às compras no ambiente virtual como aquele que prefere comprar em lojas físicas.

Sobre a Rede Tonin – Fundada em 1962 pelo empresário Luiz Tonin, em São Sebastião do Paraíso (MG), a Rede Tonin é uma empresa familiar que já está na terceira geração de diretores e tem forte atuação no interior de Minas Gerais e São Paulo. Atualmente, a empresa opera 18 lojas nos formatos supermercado e cash & carry (conhecido como “atacarejo”, fusão das palavras atacado e varejo) e emprega aproximadamente 2.200 colaboradores. Está em processo de expansão bastante acelerado e deve inaugurar, ainda em 2021, novas lojas em Araraquara, Pirassununga, Porto Ferreira, Jaboticabal, Bebedouro, São Joaquim da Barra, São Sebastião do Paraíso e mais um Centro de Distribuição (CD) em Jardinópolis para atender lojas do Estado de São Paulo. Nos próximos anos a meta é chegar a 40 lojas.