E-book conta histórias de profissionais da saúde na linha de frente da pandemia em Ribeirão Preto

20/07/2020

Médicos e médicas, enfermeiros e enfermeiras, técnicos e técnicas, psicólogos e psicólogas, fisioterapeutas, terapeutas, nutricionistas: pessoas que unem forças e arriscam suas vidas para salvar outras e reverter a curva do coronavírus. O e-book “Gente que cuida” reuniu a história de 10 desses profissionais em Ribeirão Preto, com o objetivo de valorizar suas trajetórias e semear empatia.

O livro digital é resultado do projeto “Gente que cuida – Histórias de quem salva vidas na pandemia”, desenvolvido pelo História do Dia com apoio do Instituto Ribeirão 2030, Casa da Memória Italiana e Outras Palavras e pode ser baixado gratuitamente no link: https://historiadodia.com.br/ebook-gente-que-cuida/.

Após um mês de publicações no site www.historiadodia.com.br as histórias foram compiladas com o objetivo de levar o conteúdo para o maior número de leitores possível, semeando empatia e plantando a semente da conscientização e da gratidão.

São histórias que inspiram e que reafirmam a importância desses seres, muito humanos, no enfrentamento desse momento tão complexo. Tudo isso vai passar! Quando passar, esses relatos serão memória, registro do que estamos vivendo.

Clique no link para baixar o e-book: https://historiadodia.com.br/ebook-gente-que-cuida/

Sobre o projeto “História do Dia”

Todo mundo tem uma história para contar. E toda história tem sua importância. O projeto História do Dia nasce a partir desta certeza, em fevereiro de 2017.

No portal www.historiadodia.com.br a jornalista Daniela Penha conta histórias de vida de todo tipo de gente. O acervo já soma mais quase 400 histórias publicadas e deu origem a dois livros de coletâneas, publicados em 2018 e 2019, lançados na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e também em outras cidades e estados.

O projeto História do Dia se transformou ainda em duas exposições interativas e acessíveis, lançadas em 2018 e 2019, que receberam milhares de visitantes nos períodos em que estiveram no Ribeirão Shopping e na Casa da Cultura de Ribeirão Preto.

A partir de julho de 2019, o site História do Dia passou a receber incentivos do Proac ICMS para a publicação de histórias. O projeto também conta com o apoio de patrocinadores, parceiros e leitores assinantes.

São realizadas, periodicamente, visitas em escolas, palestras, oficinas, rodas de conversa que buscam fomentar a importância da preservação da memória e da história de vida como patrimônio imaterial, além de incentivar a prática do Jornalismo Literário. Os personagens retratados nos textos são diversos: artistas, mães, vendedores ambulantes, médicos! História do Dia tira do anonimato as histórias fantásticas das pessoas comuns!

A jornalista busca as histórias, realiza entrevistas presenciais com os personagens e, a partir do que é colhido, escreve um texto, que une jornalismo e literatura, com a história de cada um. Compartilhar o bem e atuar como uma plataforma de inspiração também são objetivos do projeto, que cria um acervo memorial, resgatando e registrando a história de Ribeirão Preto e região através do relato de seus cidadãos.

Sobre a autora

Daniela Penha nasceu em São José do Rio Preto, tem 30 anos e há sete escolheu Ribeirão Preto para viver. É jornalista, formada pela Unesp (Bauru) e nas redações dos jornais Bom Dia (Bauru), Diário da Região (São José do Rio Preto) e A Cidade (Ribeirão Preto), tendo atuado por sete anos na imprensa diária.

É autora dos livros “Memórias do Aimorés – Sete retratos da internação compulsória”, publicado pela Biblioteca Virtual de Saúde do Estado de São Paulo, “História do Dia – Um olhar sobre o cotidiano pela trajetória de 50 pessoas”, “História do Dia – Um novo olhar sobre o cotidiano pela trajetória de 50 pessoas” da editora Outras Palavras.

Atualmente, integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento, na USP Ribeirão Preto.

Entende o jornalismo como a arte de descobrir o outro. E encontrar o surpreendente naquilo que parece simples. É movida pela certeza de que há uma história incrível em cada esquina. Por isso, em 2016 tomou a decisão de deixar o emprego como repórter em busca do sonho de contar histórias. Lançou o História do Dia depois de muito pensar sobre o que queria fazer da vida. Descobriu!