Sala de Imprensa

Dia Nacional do Trânsito: Brasil é 3º país com maior número de óbitos em acidentes

20/09/2024

Relatório da Organização Mundial da Saúde aponta país como um dos mais perigosos no trânsito do mundo.

Estabelecido pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), o Dia Nacional do Trânsito acontece no Brasil no dia 25 de setembro com o intuito de conscientizar para maior prudência nas estradas. Segundo o relatório Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países com mais mortes em decorrência de acidentes de trânsito. De acordo com Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), o país registrou no ano passado mais de 600 mil acidentes, com 16 mil óbitos.

Entre os quadros mais comuns de acidentados, os de maior preocupação são vítimas com traumatismo craniano. No Hospital São Lucas em Ribeirão Preto, dos 933 pacientes atendidos devido a acidentes de trânsito, 480 sofreram trauma craniano. Em 2024, até o mês de julho, o hospital já registra 487 atendimentos por acidentes e 267 pacientes no mesmo quadro clínico.

O neurocirurgião do Grupo São Lucas, Dr. Ricardo Santos de Oliveira (CRM: 81527), explica que a gravidade do trauma é estabelecida após o contato que ocasionou a lesão no cérebro com o tempo em que o paciente ficou inconsciente.

“Em linhas gerais, nós classificamos um traumatismo crânio encefálico em leve quando a pontuação é de 13 a 15, moderado de 9 a 12 ou grave de 3 a 8. Essa pontuação é dada através de 3 critérios. Que é a abertura ocular, a resposta verbal e a resposta motora. Ou seja, quanto melhor a resposta nesses 3 elementos, mais pontos o paciente terá, quanto menor a resposta, menor a pontuação e mais grave o trauma”, detalha.

Por ser uma lesão física no tecido cerebral, o traumatismo pode alterar características do crânio e comprometer as meninges, membranas que protegem o cérebro. É de extrema importância que o paciente passe pelo atendimento ATLS, mecanismo utilizado para o rastreamento de outras lesões que podem estar associadas ao traumatismo craniano, como por exemplo lesões na coluna, no tórax, no abdómen e em outros órgãos. Após o atendimento padrão, ele é encaminhado para a realização de exames para avaliação das consequências do impacto.

O papel da neurocirurgia no atendimento dessas ocorrências é fundamental. Após constatação de um traumatismo crânio encefálico, o paciente é submetido a uma tomografia de crânio que vai mostrar a extensão e a gravidade do trauma no cérebro. O neurocirurgião é acionado para prestar atendimento necessário ao caso, que muitas vezes pode ser conservador. Com isso, o acidentado permanece em uma unidade de terapia intensiva (UTI) com cuidados e observação além da repetição de exames quando há presença de hemorragias e contusões. O paciente pode ser submetido a cirurgia de emergência para a descompressão e evacuação dos hematomas para o controle do aumento da pressão dentro da cabeça.

Com isso, o médico reforça a importância de prevenir e proteger a cabeça durante o trânsito, com atenção especial aos motociclistas, que tem propensão maior de sofrer traumas na cabeça.

“É imprescindível a utilização de equipamentos de segurança para os motociclistas, principalmente o capacete e prezar sempre por um trânsito mais seguro, evitando a costurar faixas entre os carros. Para motoristas de carro, respeitar sempre a velocidade permitida em cada via e semáforos, além de conviver de forma harmônica com os motociclistas para que não haja ou para que a gente reduza o número de acidentes. Nas estradas em vias de maior circulação e maior velocidade, é importante ficar muito atento para não avançar o limite da velocidade e, assim, ocasionar acidentes e traumas que podem ser muito graves”, conclui.

 

Sobre o Grupo São Lucas - O Grupo São Lucas de Ribeirão Preto (SP) é uma marca de tradição, qualidade e confiança em medicina de excelência há mais de 50 anos, com médicos especialistas, atendimento humanizado e estrutura própria com alta tecnologia. É composto pelo Hospital São Lucas, Hospital São Lucas Ribeirania e São Lucas Medicina Diagnóstica. O Grupo, localizado em Ribeirão Preto (SP) é administrado pela Hospital Care, uma holding de serviços de saúde formada por mais de 30 unidades entre hospitais e clínicas, em 7 cidades do país.

Atendimento à imprensa

Outras Palavras Comunicação - www.outras.com.br

Ana Cândida Tofeti - (16) 99128-9419 - e-mail: anacandida@outras.com.br

Bruna Martinelli – (16) 98865-1664 – e-mail: bruna@outras.com.br

 
Logo Outras Palavras

Rua Américo Brasiliense, n° 1205/1 - Centro
CEP: 14015-050 - Ribeirão Preto/SP

16 3610-2554

Site desenvolvido por Byte Livre