O Teatro SESI de Ribeirão Preto será palco de quatro apresentações gratuitas do espetáculo Gran Circo AndaLUZ, idealizado pela Casa Aura - Arte e Produções Culturais, a partir das várias conexões artístico-culturais que unem a arte flamenca e o circo. As apresentações acontecem nos dias 20, 22 e 23 de novembro, às 20h, para o público em geral e, no dia 22, haverá uma sessão extra, para alunos das escolas municipais da cidade.
Tanto o circo, quanto a arte flamenca, foram difundidos pelos ciganos oriundos de diferentes partes do mundo, que estavam sempre à procura de um recanto para se proteger das perseguições e das guerras.
A história do Gran Circo AndaLUZ tem momentos de interação com a plateia para que as pessoas se sintam parte desse momento em que as companhias itinerantes chegam às cidades, com muita animação. Algumas cenas retratam a chegada da trupe ao acampamento, representado na melancolia da vida nômade, do cansaço, das obrigações cotidianas e profissionais.
“As culturas circense e flamenca têm seus alicerces fincados na convivência muito próxima entre as famílias, parentes, amigos e os colegas de trabalho. E é isso que o espetáculo alegre, divertido e cheio de cultura irá retratar à plateia”, explica Carol Robatini, produtora da peça, que até os dez anos de idade, viveu no circo. Em 2012, ela fundou a Casa Aura, escola especializada em dança flamenca, com sede em Ribeirão Preto (SP).
Na sequência, as coreografias flamencas em grupo e solos representam os artistas se preparando e ensaiando seus números: Bailarina Equilibrista, Domador, Globo da Morte, Cigana, Mágico, Palhaça e Mulher Barbada.
O espetáculo apresenta várias situações, desde os ensaios, passando pelos momentos que antecedem a grande apresentação, até chegar ao espetáculo final.
O elenco completo se mantém em cena durante toda a apresentação, reforçando o aspecto da vida em comunidade. Elementos como castanholas, leques, chapéus, capas e saias são utilizados em todas as coreografias, trazendo características marcantes do flamenco. Os músicos ao vivo representam a banda do circo, a famosa Charanga, e executam temas autorais compostos especificamente para esse projeto, com inspiração em sons e melodias consagradas nos picadeiros e nos tablados flamencos.
O espetáculo conta com o apoio do ProAC e do governo do Estado de São Paulo.
FICHA TÉCNICA
Baile - Carlinhos Rowlands, Carol Robatini, Jonas Ruedas, Neri “El Pitufo” e Sara Lima
Atriz - Priscila Cubero
Guitarra - Jony Gonçalves
Percussão - Gustavo Rosa
Trombone - Milton Rodrigues
Cante - Ozir Padilla
ID visual - Tammy Aires
Desenho de luz - Edu Brasil
Iluminador - Michel Mika Masson
Som - Mario Porto
Cenografia e Figurinos- Palhassada Ateliê
Coreografia Flamenca - Miri Galeano
Direção Musical - Jony Gonçalves
Direção Artística, dramaturgia, concepção e partituras coreográficas cênicas - Ale Kalaf
Ideia Original - Carol Robatini
Produção - Casa Aura / Arte e Produções Culturais
Casa Aura – Desde 2012, a escola oferece aulas de flamenco para adolescentes a partir de 16 anos. Também tem uma turma especial para senhoras.
A Casa Aura está localizada na rua João Penteado, nº 677, em Ribeirão Preto e foi fundada pela bailarina e coreógrafa Carol Robatini, que viveu no circo até os dez anos de idade e, há 20, se dedica ao estudo, prática e ensino da dança flamenca.
SERVIÇO
Espetáculo Gran Circo AndaLUZ
Datas: 20, 22 e 23 de novembro (quarta, sexta e sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro SESI, na Rua João Ignacchitti, 20-364, Jardim Castelo Branco, Ribeirão Preto (SP).
Ingresso: Gratuito, com reserva antecipada a partir do dia 10 de novembro, no site https://ribeiraopreto.sesisp.org.br. Para garantir a entrada, basta procurar o espetáculo na agenda. Em seguida, é necessário fazer um cadastro no link “Meu Sesi”.
Classificação etária: livre
No dia 22 de novembro, às 15h, acontecerá uma sessão exclusiva para alunos de escolas municipais de Ribeirão Preto.