Inteligência de Mercado

A clipagem de notícias sempre foi parte fundamental do trabalho de assessoria de imprensa e, com o surgimento da internet, esse serviço se tornou a base do planejamento estratégico em marketing e inteligência competitiva dos negócios.

Inteligência de Mercado

E, além de contribuir para a gestão do conhecimento e decisões gerenciais, o serviço de Inteligência de Mercado pode auxiliar na prospecção de novos clientes e também na realização de benchmarking competitivo, importante instrumento de gestão das empresas cujo objetivo é melhorar as funções e processos organizacionais.

Com o monitoramento do que é veiculado nas mídias (jornais, revistas, sites, blogs, portais, programas de TV, rádio e mídias sociais), gestores podem acompanhar a visibilidade que seu negócio alcançou a partir da divulgação das matérias e pautas realizadas pela assessoria de imprensa e quaisquer outros conteúdos divulgados estrategicamente em sites e redes sociais. A ferramenta permite ainda o acompanhamento dos assuntos referentes ao setor em que a empresa atua, inclusive tudo o que é noticiado a respeito dos concorrentes.

O monitoramento permite ainda a identificação de cenários e a previsão de crises que possam vir a afetar a imagem institucional, permitindo a elaboração prévia de um plano de ações voltado à minimização do impacto das notícias negativas que possam afetar a reputação da empresa. Este trabalho envolve:

- Levantamento e monitoramento de todos os veículos de imprensa relacionados ao setor em que a empresa atua

- Definição e implementação da ferramenta de monitoramento que será adotada

- Acompanhamento em tempo real do noticiário e das mídias sociais

- Envio de boletim periódico (diário ou semanal) aos gestores com as notícias identificadas

- Elaboração de relatório analítico mensal com comparativo de performance de mídia espontânea alcançada pela empresa frente a concorrência.